quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Reportagem à TEIA da 7sete


"A teia que quer fazer crescer os sentidos em 2012"




"Juntaram-se para dar asas às artes, reunir artistas, promover a partilha de sentidos. Dessa vontade, nasceu uma teia, teceram-se sentidos. A “Teia dos Sentidos” junta num mesmo espaço o desejo de levar as artes à rua, de mostrar os talentos de todos e cada um. A associação cultural de S. João da Madeira está viva desde 2008 e espera fazer crescer as 
suas actividades em 2012.

O Festival de Curtas que acontece todos os anos nos Paços da Cultura da cidade é um dos eventos mais mediáticos da “Teia dos Sentidos. Pela tela passam filmes de autores estrangeiros e portugueses e a organização garante que a qualidade tem vindo a aumentar. Por isso, na “Teia dos Sentidos” planeia-se já a edição de 2012 que reunirá as melhores películas exibidas até ao momento. “É uma maneira de podermos preparar uma edição especial em 2013, com o envolvimento das escolas” - explica Ângela Almeida, uma das responsáveis pela associação. A ideia é criar um festival que envolva os trabalhos dos alunos das escolas, por forma a criar hábitos de filmagem em S. João da Madeira. “O nosso objectivo é criar laboratórios de cinema com o objectivo de incentivar os jovens a interessarem-se pela sétima arte” - revela Alexandre Alves.

A falta de uma sede própria dificulta a organização das actividades, mas para as duas responsáveis isso não pode ser visto como o impedimento para o trabalho da “Teia dos Sentidos”. “Seria mais fácil se tivéssemos uma sala nossa onde pudéssemos guardar os materiais e preparar as nossas actividades “ – confessa, realçando, contudo, que a vontade de fazer coisas novas e de mostrar as artes e os artistas é bem maior. “Acreditamos que com a criação da Olive Creative Factory e das indústrias criativas poderão surgir novas oportunidades para a “Teia dos Sentidos”, por exemplo na área do desenvolvimento cinematográfico. Até lá, “vamos andando com a casa às costas”.

Cativar os jovens para o seio da associação é outro dos objectivos traçados para o próximo ano. Ângela Almeida e Alexandra Alves acreditam que, com esse envolvimento, a “Teia dos Sentidos” pode desenvolver outros projectos e alargar. Os jovens podem vir de todos os cantos da região, uma vez que a colectividade não está confinada a S. João da Madeira, ainda que seja aí que mais trabalho desenvolve. Para isso,”é necessário envolver também as escolas” – aponta Alexandra Alves.

Outra das novidades é o programa de rádio, na Informédia, através do qual a “Teia dos Sentidos” vai dar voz aos artistas. “São conversas informais, com o objectivo de apresentar novos talentos” – explica Ângela Almeida. “A Voz dos Sentidos” promete, assim, ser um mais espaço de partilha de artes e artistas, que acontece todas as quintas-feiras, entre as 20h00 e as 21h00.

A organização de caminhadas fotográficas e a criação de um blog da associação são outros dos projectos em carteira."

Texto: Sandra Moreno
Fotos: Diana Laranjeira

in 7sete (http://www.7sete.com/artigo.php?id=1969)



Sem comentários:

Enviar um comentário